PT | ES

Apresentação


Com o objetivo de promover a cooperação entre as instituições dos países ibero-americanos, designadamente através dos seus professores, investigadores e alunos, vai realizar-se o III Congresso Ibero-Americano de Empreendedorismo, Energia, Ambiente e Tecnologia (CIEEMAT) que decorrerá na cidade de Bragança, Portugal, de 12 a 15 de julho de 2017.

Depois das duas primeiras edições, realizadas no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ), Campus de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil, o CIEEMAT vai agora ter a sua 3.ª edição. O congresso é promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que acolhe a sua primeira edição na Europa, em coorganização com o CEFET/RJ e a Universidade da Coruña (UDC), Espanha.

O CIEEMAT pretende, assim, ser um encontro privilegiado de profissionais, investigadores, professores e estudantes dos países Ibero-Americanos que desenvolvem a sua atividade na energia e ambiente e congregam em torno delas o empreendedorismo e a inovação tecnológica.

Os desafios do ensino superior para o século XXI, designadamente a centralização do processo educativo no estudante e a partilha de experiências entre instituições, ao nível da cooperação internacional, da dupla diplomação e da cooperação com a comunidade, são também temas de debate entre os participantes.

Todos os trabalhos aceites serão publicados nas atas do Congresso e os melhores artigos serão propostos para publicação num número especial de uma revista de circulação internacional e em revistas de divulgação técnica e científica do Brasil, Espanha e Portugal.

Oradores Convidados


Vladimiro Miranda

O Professor Vladimiro Miranda é licenciado em Engenharia Elétrica e doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente é Professor Catedrático nesta Faculdade e Diretor/Membro do Conselho de Administração do INESC-TEC, uma organização privada de I&D reconhecida como Laboratório Associado pelo Ministério da Ciência e com a Universidade do Porto como principal associado. Também é Diretor do INESC P&D Brasil, uma organização privada de I&D com sede em São Paulo, e Diretor do OCEANUS - Investigação e Desenvolvimento Marinho, um consórcio da Universidade do Porto para a I&D multidisciplinar para a transferência de tecnologia associada aos oceanos, à economia do mar e à exploração em águas profundas. É Fellow do IEEE e autor de mais de 200 publicações.

João Joanaz de Melo

O Professor João Joanaz de Melo é licenciado e doutorado em Engenharia do Ambiente. Atualmente é Professor na Universidade Nova de Lisboa, desenvolve ensino, investigação e consultoria sobre ecodesign, avaliação de impactes, eficiência energética, sustentabilidade e instrumentos económicos de ambiente, entre outros temas. Orientou estágios e projetos de investigação aplicada em mais de 200 parcerias universidade-empresas. É autor do livro de divulgação científica “O que é Ecologia” e de 221 publicações científicas (91 internacionais). Amante da Natureza desde sempre, ativista de ambiente nas horas vagas, foi fundador e presidente do GEOTA.

Moisés Canle López

O Professor Moisés López é licenciado em Química pela Universidade de Santiago de Compostela e Doutorado em Química pela Universidade da Coruña. Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade da Corunha. Investigador no domínio das interações entre a Química Orgânica Física e a Química Ambiental, com particular incidência nos processos de tratamento de águas para consumo humano e águas residuais. Desenvolveu Pós-doutoramentos e estadias em diversas Universidades, incluindo na University College of Dublin (Irlanda), University of Newcastle upon Tyne (RU) , Max-Planck Institut für Strahlenchemie (Alemanha) e Universidade de Coimbra. Autor de cerca de 130 publicações, incluindo publicações em revistas de elevado impacte.

Organização

Instituto Politécnico de Bragança       Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca       Universidade da Coruña


Apoios/Patrocínios

Electrobras       Câmara Municipal de Bragança       Fundação para a Ciência e Tecnologia


Media Partner

Indústria e Ambiente